terça-feira, 17 de junho de 2008

viver no duelo dos contrários...



"nunca deixei de estar submetido à pressão simultânea de duas idéias contrárias e que me parecem ambas verdadeiras, o que me leva ora a ir de uma a outra, segundo as condições que acentuam ou diminuem a força de atração de cada uma, ora a aceitar como complementares essas duas verdades que, no entanto, deveriam logicamente se excluir uma à outra. tenho ao mesmo tempo, o sentimento da irredutibilidade da contradição e o sentimento da complementaridade dos contrários. é uma singularidade que vivi, primeiramente admitida, depois assumida, enfim integrada (...) a presença permanente das contradições tem em mim um caráter ao mesmo tempo existencial e intelectual; (...) assim, mais do que nunca e plenamente, vivo, submeto-me e me alimento dialógica e permanentemente entre fé e ceticismo, misticismo e racionalidade. o trabalho das contradições contínua. eis sua consequência existencial: viver no duelo dos contrários, isto é, nem na duplicidade sem consciência nem no ‘justo –meio", mas na medida e na desmedida; não numa resignação morna, mas na esperança e no desespero, não num vago tédio ou num vago interesse da vida, mas no horror e no maravilhamento."


(edgar morin, in "meus demônios")

Um comentário:

Lucil Junior disse...

Fellini, Kurosawa,Buñuel,Bergman, Wenders, Lynch, Kubrick...alguns de meus favoritos!!!

Li e reli seu blog aqui na biblioteca da faculdade,antes das aulas começarem. Não sou muito bom pra falar o que acho do que leio... mas dessa vez vou tentar.

Lendo seu blog, senti algo, no que escreve. Uma afinidade, como se eu soubesse bem o que sente quando escreve o que escreve.
Certas pessoas, bem poucas, são mágicas(eu sei, parece piegas dizer isso né...mas não é.)e, com o tempo, com a vida, perdem essa magia e se tornam pessoas comuns, sem graça alguma. O que não é o seu caso.

Senti em você muita dessa mágica, dessa intensidade, garota! Realmente gostei das coisas que escreveu.

Eu nem fico comentando em blogs, como a galerinha cool por aí faz...só comento quando me identifico os textos, com os sentimentos, com as idéias e tristezas.
Me identifiquei com você.

Agora deixe-me correr pra aula... haha eu não aguento mais ler livros teóricos, sabia? Cansei... antes de entrar na internet aqui, agora, eu estava lendo Ulisses, numa empolgação danada, com os olhinhos brilhando! haha. Enquanto isso, sobem pra cinco os livros teoricos que deveria estar lendo. Uma hora eu os leio ^^

Beijo